ads

Roupa high-tech dá musicalidade ao corpo

Banda robótica e roupa com sensores foram conectadas por artista japonês. Movimentos do corpo são monitorados e resultam em sons produzidos pelos robôs.

Para os aficionados por música, poder produzir os sons de uma banda com o próprio corpo pode parecer uma possibilidade incrível. Pensando em criar uma extensão do corpo humano utilizando a robótica, o artista performático experimental japonês Suguru Goto criou uma roupa tecnológica com diversos sensores embutidos e conectada a uma banda robótica que permite que ao mover o cotovelo, por exemplo, sejam produzidos os sons de cinco baterias.

Para criar a inovação técnica, Goto criou uma banda de percussão com cinco robôs bateristas, a chamada RobotMusic; construiu uma roupa cheia de sensores capazes de monitorar todos os movimentos do corpo, a BodySuit; e finalmente conectou os dois, efetivamente estendendo seu próprio corpo.

Segundo o site da publicação “New Scientist”, Goto não menciona esta intenção, mas há aplicações práticas para a novidade que podem ser bastante úteis para diversas pessoas. Aquelas que sofrem de algum tipo de paralisia podem se beneficiar do sistema ao serem capazes de dar funções extras a certas partes de seu corpo. Se isso algum dia acontecer, a livre expressão artística de Goto terá encontrado uma aplicação bastante importante na vida real.

Fonte: G1

Fique de olho:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

0 comentários: