ads

Dedo artificial ganha capacidade de tato

Feito de silicone, dedo criado por cientistas pode testar materiais.
Pesquisadores querem utilizar novidade para criar embalagens apelativas ao toque.

A razão pela qual alguns objetos criam um incrível apelo para o tato e qual a medida certa para criar esse apelo ainda são mistérios para os cientistas -- mas por pouco tempo, se depender de pesquisadores do Reino Unido. Isso porque eles trabalham no desenvolvimento de um dedo artificial com tato, capaz de avaliar características sensoriais de diversos objetos, o que pode ajudar nessa descoberta.

Cathy Barnes e seus colegas na Universidade de Leeds desenvolvem um dedo de silicone em tamanho real (as imagens do protótipo não foram divulgadas). Para conseguir medir o quão áspero ou macio um material é, eles colocam uma amostra em uma plataforma e permitem que um motor faça o dedo artificial entrar em contato com esse material. Um software então compara a pressão que a plataforma sente com a força aplicada ao dedo -- isso dá uma medida de como é a superfície do material.

Segundo o site da publicação “New Scientist”, ao mesmo tempo, o software aponta quanta força o material absorve ao comparar aquela aplicada pelo dedo com a sentida pela plataforma -- materiais mais macios absorvem mais força. Enquanto isso, um sensor na ponta do dedo mede a temperatura.

Os pesquisadores planejam utilizar voluntários para tocar diferentes materiais e fornecer descrições do que eles sentem, comparando com os dados do dedo artificial em relação aos mesmos materiais. Eles esperam reunir todas as medidas de suavidade, maciez e temperatura associadas com uma variedade de sensações táteis.

A equipe quer utilizar a novidade para desenhar materiais para embalagens. “A indústria conhece a importância do design visual dos pacotes, mas há falta de entendimento sobre o apelo das sensações”, afirma Barnes. “Imagine, por exemplo, uma caixa de suco que seja tão macia quanto um pêssego”.

Fonte: G1


Fique de olho:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

0 comentários: