ads

Brasil só ganha da Colômbia em uso da internet na América Latina

O Brasil lidera na América Latina em número de usuários da internet, mas só supera a Colômbia quando o assunto é penetração --a comparação entre a quantidade de pessoas que freqüentam a web e a população total do país.

No mês passado, 15,8 milhões de brasileiros visitaram pelo menos uma página da internet, bem acima do segundo colocado, o México, com 10,7 milhões. No entanto, esse número representa apenas 11% da população do Brasil com pelo menos 15 anos de idade. No Chile, o líder da região, a penetração é de 45%, na Argentina, 24%, no México, 14%, e, na Colômbia --a pior colocada--, 9%.

Os dados são da empresa americana comScore, uma das mais conhecidas do setor de pesquisas do mundo digital. É a primeira vez em que ela faz um levantamento sobre o uso de internet na América Latina.

A pesquisa também mostra que os internautas brasileiros, apesar de poucos em relação à população total, são, ao lado da Argentina, os que mais tempo passam navegando na web: 32 horas por mês, acima até da média mundial (25 horas).

Mas os internautas do país não são os que mais passam dias em frente ao computador. Em média, os brasileiros usam a internet durante 15,8 dias por mês --muito próxima da média da região, de 15,9 dias. Na Argentina, essa média é de 17,7 dias, e, no Chile, de 16,7. A média mundial é de 16,9 dias.

Os brasileiros também lideram em número de páginas visitadas: são 3.371 por mês -44% a mais que a média da região e 33% acima da mundial.

Segundo pesquisa do Ibope/ NetRatings, o Brasil tinha em junho 18 milhões de usuários ativos da internet (acessaram a web nos últimos 30 dias), que usaram a rede de computadores durante pouco mais de 22 horas, em média. Os dados, no entanto, não podem ser comparados aos do levantamento da comScore, já que leva em conta população que tem mais de dois anos de idade -a americana analisa a partir de 15 anos.

A última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), de 2005, mostra que 32,1 milhões de brasileiros com mais de 10 anos acessaram a internet nos últimos três meses.

Expansão

De acordo com a consultoria JupiterResearch, o Brasil, ao lado de Índia, Rússia e China, impulsionará o crescimento no número de internautas no mundo até 2011: de 1,1 bilhão para 1,5 bilhão de pessoas.

A expansão no Brasil deve ser impulsionada pelo aumento na venda de computadores, estimulada pela redução do preço após corte de impostos.

Fonte: Folha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

0 comentários: