ads

Inteligência artificial Felina

Parece um boneco infantil com a forma de um busto de um gato. O iCat é um gatinho amarelo que revira os olhos, mexe as sobrancelhas, gira a começa e reproduz com sua boquinha expressões de alegria, espanto, raiva e tristeza, num total de 22 emoções. Quando em repouso, ele parece dormir de verdade. Para “acordá-lo”, basta fazer um afago na sua cabeça. Aí o bichano desperta pronto para interagir e conversar com a pessoa à sua frente. Ele pode, por exemplo, contar piadas ou propor a disputa de uma partida de jogo da velha (veja esse vídeo).

Segundo os pesquisadores da Philips, o iCat e diversos outros protótipos atualmente em desenvolvimento no HomeLab servem para demonstrar as habilidades de futuros produtos batizados de “Colegas Inteligentes” (smart companions). A idéia é usar técnicas de inteligência artificial para criar interfaces amigáveis, como a do gatinho, para facilitar o acesso ao mundo digital, ocupando o mesmo espaço que hoje é do mouse dos computadores. A meta de longo prazo é desenvolver programas lógico-emocionais para acelerar a interação entre nós e os robôs. Em outras palavras, ao invés de termos de nos adaptar à tecnologia, o objetivo é encontrar os melhores meios de de fazer o percurso contrário, tornando os objetos – no caso os robôs - mais amigáveis e capazes de se comunicar conosco como se fossem humanos.

Estas são algumas das 22 expressões faciais do iCat (fotos Philips)


O robozinho é sensível ao toque, além de fazer reconhecimento de voz e de objetos.

O iCat é um protótipo saído dos fornos do Laboratório de Pesquisas da Philips, a gigante holandesa dos eletrônicos de consumo. Para interagir com humanos, o iCat possui um leque variado de dispositivos, como uma câmera de vídeo na cabeça para o reconhecimento de objetos e expressões faciais. Cada uma das suas patinhas tem microfones para gravar sons, reconhecer voz e determinar a direção de onde vem o som. Sua cabeça e patas também são equipadas com sensores de toque e de calor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

0 comentários: